quinta-feira, 16 de junho de 2011

Bipolaridade


Bem não gosto dessa palavra, pois hoje em dia virou rotina ser bipolar.. Mas muitos amigos meus me denominam Bipolar! Apesar de eu não achar.. Um pergunta: Você sabe o que é Bipolaridade? Pois é, vamos descobrir agora!

O transtorno bipolar ou distúrbio bipolar é uma forma de transtornos de humor caracterizado pela variação extrema do humor entre uma fase maníaca ou hipomaníaca, que são estágios diferentes pela gradação dos seus sintomas, hiperatividade física e mental, e uma fase de depressão, inibição, lentidão para conceber e realizar idéias, e ansiedade ou tristeza. Juntos estes sintomas são comumente conhecidos como depressão maníaca.

Existem várias variações do distúrbio bipolar:

TIPO I: Predomínio da fase maníaca com depressão mais leve (distimia).

TIPO II: Predomínio da fase depressiva com mania mais leve (hipomania).

MISTA: Quando os episódios possuem várias características tanto de mania quanto de depressão simultaneamente.

CICLOS RÁPIDOS: Quando os episódios variações humor duram menos de uma semana.

CICLOTIMIA: Os sintomas são persistentes por pelo menos dois anos, períodos em que sintomas de hipomania são leves e depressão ou distimia não são tão profundos para ser qualificados como Depressão maior.

O transtorno bipolar do humor, também conhecido como distúrbio bipolar, é uma doença caracterizada por episódios repetidos, ou alternados, de mania e depressão. Uma pessoa com transtorno bipolar está sujeita a episódios de extrema alegria, euforia e humor excessivamente elevado (mania), e também a episódios de humor muito baixo e desespero (depressão). Entre os episódios, é comum que passe por períodos de normalidade.

O doente de distúrbio bipolar era também comumente chamado de "maníaco-depressivo", entretanto, este uso não é um termo usado atualmente entre os psiquiatras, que padronizaram o uso de Kraepelin do termo depressão maníaca para descrever o espectro bipolar como um todo, que inclui tanto o distúrbio bipolar como a depressão; eles agora utilizam distúrbio bipolar para descrever a forma bipolar da depressão maníaca.

A natureza e duração dos episódios variam grandemente de uma pessoa para outra, tanto em intensidade quanto em duração. No caso grave, pode haver risco pessoal e material.O paciente com bipolaridade pode chegar ao extremo da depressão ao tentar suicídio e, no outro extremo, a euforia de tentar escrever um livro num só dia, por exemplo.Equivocada é a idéia de que a bipolaridade seria estar hiper contente pela manhã, triste à noite e com um sentimento médio à tarde. Tal idéia não traduz a bipolaridade. Na verdade a bipolaridade pode vir a se manifestar nos dois pólos da doença: depressão e mania. Hoje há remédios de última geração que controlam com sucesso qualquer alteração de humor para esses dois pólos da doença.

É a bipolaridade não é tão engraçada e bonitinha como hoje temos colocado, é um problema sério que pode levar até o suicídio.

Beijos espero que tenham gostado!

1 comentários.:

byClaudioCHS disse...

Esses dois comentários acima (da autoria de byClaudioCHS) são minha humilde contribuição para quem quiser sentir um pouquinho na pele o que é ser bipolar (na fase depressiva com uma pitada de pânico). Valeu.

Postar um comentário

Aproveite.
Essa é uma das poucas
coisas que é degraça.. =P

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


Dêem flores enquanto possam
apreciá-las, porque depois elas
servirão para cobrir
sepulturas..